sábado, 17 de abril de 2010

ADONEL ELIAS UM TOCADOR DE OBRAS

Adonel Elias Barbosa: 83 anos de história

Justiça seja feita a uma página que jamais será esquecida na história de Bataguaussu

Ao completar 83 anos, o Sr. Adonel Elias Barbosa, ex-prefeito de Bataguassu por dois mandatos (67/69 – 77/83), foi homenageado durante encontro da família Barbosa, em Bataguassu, que reuniu quatro gerações.


Durante suas administrações, Adonel foi responsável pela execução de obras de fundamental importância para o desenvolvimento do município, com destaque para a Santa Casa de Misericórdia de Bataguassu, idealizada e executada para ser o maior hospital do vale do Ivinhema e, embora tenha sofrido reformas e modificações em sua estrutura física, sua execução, na época, foi de uma visão futurista e necessária.

Sua preocupação com a saúde da população o fez executar mais uma importante obra na cidade, o Centro de Saúde de Bataguassu, construído e inaugurado em sua gestão. O primeiro Cirurgião Dentista, Dr. Orlando Alves Siqueira, recebeu por parte de Adonel grande incentivo para que se instalasse em definitivo no município, como também a chegada do primeiro Médico, Dr. Lúcio Ferreira da Rosa, e do primeiro Farmacêutico e Bioquímico Dr. Volmer ocorreram em sua administração.



Esporte

O Centro Poliesportivo composto por ginásio de esportes, pista de atletismo e estádio de futebol, continua a ser o local para a realização de eventos esportivos oficiais, além de ser a sede da Secretaria Municipal de Esportes.

Sua paixão pelo futebol o levou a contratar, em seu primeiro mandato, praticamente um time inteiro para trabalhar na prefeitura. Foram eles que ‘esticaram’ os fios da rede elétrica e residiram na famosa “cachanga”. Muitos aqui se casaram e constituíram família e residência definitiva, além de terem dado muitas alegrias aos amantes do esporte.


Infra-estrutura

A chegada da energia elétrica por 24 horas, cedida pela CESP via Presidente Epitácio, dependeu de muitas viagens de Adonel à São Paulo para que o sonho da população de Bataguassu e Porto XV se realizasse. Antigamente a energia era fornecida através de um gerador que era desligado à meia noite. A construção da ‘Barragem do Zé Pote’, que serviria para a instalação de uma usina geradora de energia elétrica, foi transformada em uma área de lazer para a população de Bataguassu.

Adonel também trouxe para a população o benefício da água tratada, conseguindo a concessão da Sanesul, cujo contrato foi firmado por 30 anos.

As primeiras ruas asfaltadas (parte da Ponta Porã e da Campo Grande) foram executadas na gestão de Adonel a custo zero para os moradores. A construção do barracão onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Obras - antigo pátio da Prefeitura - foi mais uma de suas realizações.

A chegada do telefone, a construção de escolas rurais, estradas, pontes e mata-burros, têm histórias que a população mais antiga relembra saudosamente pela importância significativa na época, diante dos poucos recursos e dificuldades impostas pela distância do município à capital do Estado.

A praça Jan Antonin Bata, inaugurada no último mês do mandato de seu antecessor, foi arborizada e teve a construção do coreto principal e calçamento na gestão de Adonel.

A antiga construção onde hoje é a Creche Sagrada Família foi iniciada em seu primeiro mandato com o objetivo de ser uma casa para abrigar menores abandonados.

O Colégio Marechal Rondon, que por muitos anos foi a sede da Câmara de Vereadores e a Secretaria Municipal de Educação e hoje esta cedido temporariamente para a escola FUNLEC, também foi obra de sua administração. Para atender os universitários que estudavam em Presidente Prudente e os alunos que vinham da zona rural para estudar na cidade, adquiriu o primeiro ônibus para o transporte escolar da história do município.


Habitação

O primeiro conjunto habitacional de Bataguassu (Cohab), com 50 casas, conseguidas junto ao Governo do Estado, foi um grande avanço na política habitacional da época, e que foram construídas no local que hoje, ao seu entorno, formou-se o Jardim São Francisco.

Religião

Por solicitação da comunidade católica, em especial do Padre Leão Ledri, Adonel construiu a Praça em frente a Igreja Matriz de São João Batista, e o sino da Igreja foi doado pela primeira dama, Neusa Spínola de Oliveira Barbosa.

Bairros

No Porto XV de Novembro a rede de energia elétrica, a construção da sub-prefeitura, do prédio para abrigar o destacamento da polícia militar, do cartório e do correio, de uma quadra poliesportiva, do barracão da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, bem como a aquisição de um local para a instalação da escola municipal, também foram obras da sua administração, que após a formação do lago da hidrelétrica ficaram submersos e receberam obras compensatórias onde hoje é o Distrito da Nova Porto XV.

No bairro da Reta A-1, Adonel ampliou a escola Jan Thomas Bata, que passou de duas para seis salas de aula, além de ter implantado o Ginásio Escolar naquela localidade. Adonel também contribuiu com a construção de várias escolas rurais que na época já contavam com merenda escolar. Também foi de sua responsabilidade a criação e execução da estrada rural que liga a Reta ‘V’ a Reta A-1, cortando a conhecida região chamada de Varjão Boa Vista.

Muitos professores e Agentes Tributários Estaduais foram indicados pelo Sr. Adonel Elias Barbosa, pois na época não existia concursos públicos e estes profissionais dependiam da indicação política do prefeito municipal.

Adonel Elias Barbosa foi um marco na história de Bataguassu. Com sua coragem e empreendimento antecipou e garantiu, até os dias de hoje, conforto e segurança para nossa população. É considerado o maior tocador de obras da história política local e responsável por grande avanço do município, considerando as dificuldades da época.


Rua Ponta Porã e Av. Campo Grande foram as primeiras ruas asfaltadas de Bataguassu

O amigo e vice prefeito Benedito Face Varaldo

O amigo Deputado Federal Rubens Figueiró

O amigo e Deputado Estadual Manfredo Alves Correia


Adonel Elias Barbosa, Governador Harry Amorin Costa, Joaquim Marins, Júlio de Oliveira Filho e o Juiz de Direito Dr. Aleixo Paraguassu Neto


Manoel Baiano, Ezequiel Pereira Salvat, Adonel Elias Barbosa e Pedro Domingues de Figueiredo



Adonel Elias Barbosa



Adonel Elias acompanhando obra pública


Praça Jan Antonin Bata, ao fundo Igreja São João Batista e o Salão de Festas



Napoleão ex-prefeito de Anaurilândia, na época o prefeito mais jovem do estado de MT



Joaquim Martins da Conceição Filho cumprimentando o Deputado Federal Rubens Figueiró parceiros e amigos de Adonel Elias Barbosa




Santa Casa de Misericórdia de Bataguassu um marco da Administração de Adonel Elias



Adonel Elias Barbosa recepcionando o primeiro governador do estado Dr. Harry Amorim Costa



Adonel Elias Barbosa e Governador José Garcia Neto inaugurando o Posto Fiscal no Porto XV




Adonel Elias Barbosa e sua Esposa, Neusa Spínola de Oliveira Barbosa em dia de inauguração, ao lado D. Helena Kubota




Foto Histórica: Lançamento da construção da Santa Casa de Misericórdia de Bataguassu




Vistoriando obra praça em frente a Igreja de São João Batista


Inauguração do Coreto na praça Jan Antonin Bata



Inauguração do Prédio da Escola Rondon (em frente ao Fórum)


Nenhum comentário:

Postar um comentário